terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Desapego no guarda-roupa

A Débora perguntou, em um dos comentários, o que são muitas roupas para mim. É uma ótima pergunta. Tenho pensado a respeito desde o meio do ano passado. Na minha cabeça, tem funcionado assim:

1) toda roupa que eu não uso é demais. Ponto. Eu sei que muitas roupas estão ligadas a belas memórias, mas roupa não é souvenir - é roupa, gente. E se eu não uso, ela não tem utilidade. Passo pra frente.

2) toda roupa que eu uso pouco (duas vezes por ano, por exemplo) é demais. As  moças escutam que "a regra" é ter um vestido diferente para cada festa, e o resultado é um guarda-roupa cheio de lindos, caros e inúteis modelitos. Enquanto isso, os moços botam o mesmo terno do último evento, trocam a gravata se estão de bom-humor, e tá valendo. Inspirada nos moços, separei dois vestidos de festa pretos - um longo, um curto - e me livrei de todos os outros.

3) toda roupa que eu tenho multiplicada é demais. Eu não preciso de dez calças jeans, vinte camisetinhas ou  cinco vestidinhos. Estou escolhendo os meus preferidos - ok, meus dois ou três preferidos - e darei fim ao resto.

4) toda roupa que só combina com uma peça específica é demais. Sabe aquele sapato X que só funciona com a barra da calça Y? Esses foram os primeiros dos quais eu me livrei.

Usando esses princípios, eu já despachei várias sacolas. Mas ainda tenho um bom caminho a percorrer. O mais difícil para mim não é deixar de comprar, mas abrir mão do que eu tenho. Fico imaginando "e se um dia eu precisar?".

Aí respondo para mim mesma: "se um dia você precisar, aí você saí e compra, boba".

* * *
Em termos práticos: eu tinha cinco portas de armário de roupas e sapatos. Agora tenho três, e algumas gavetas estão vazias. Aliás, este post está me inspirando a fazer uma limpa na coleção de cardigans (eu tenho  cinco, cada um de uma cor) e na gaveta de roupas de ginástica (sabe aquelas pessoas que se sentem virtuosas por terem roupas de ginástica, mesmo sem fazer ginástica há tempos? Prazer.)

Inspirações? Aqui:
- um guarda-roupa de 30 peças;
- um guarda-roupa de 10 peças.

7 comentários:

  1. Hoje passei pra frente duas malas (ma-las) cheias, uma bolsa de viagem tipo sacolão (as três com roupas minhas) e duas sacolas menores, de papel, com roupas das crianças. Sinto até vergonha em ver que eu tinha praticamente 3 malas de roupas sobrando em meu armário. Vou vestir umas duas famílias (de mulheres...).

    (Linkei seu novo blog no Estrada e vou acompanhando...)

    bj
    rita

    ResponderExcluir
  2. Lud, tira foto das peças e joga no blog que vc tá se livrando, mas a gente tá querendo adquirir! hihihihi!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rita!
    O importante é que as malas foram passadas pra frente, né?
    Vou fazer uma lista de blogues amigos aqui no Reloaded também!

    Ih, Isabella, acho que ninguém vai querer minhas roupinhas, não... A média de idade delas é 3, 4 anos =). Eu até tinha uns sapatinhos de salto bonitinhos - mas esses foram para o brechó ano passado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. E se um dia eu precisar... Essa frase se repete tanto na minha cabeça. Eu acompanhava seu antigo blog, mas tenho que confessar que esse tem me inspirado muitíssimo. Essas suas dicas são muito valiosas. e estou me animando e fazendo isso também. Ser livre das coisas é um ótimo objetivo a ser perseguido... vou linkar voce no meu blog...

    ResponderExcluir
  5. Lud, os links de inspiração que postastes foram um ALENTO ao meu coração.
    Eu fiz uma limpa no meu guarda-roupa e trecos recentemente e a vontade que tinha é de doar tudo e recomeçar. Sempre tenho essa vontade, é recorrente. Mas não tenho $$ para isso, e achei a segunda lista com 30 peças mais coerente.
    Eu ficaria fácil nela viu?
    Você a segue? Baseou-se nela no seu "declutter"?

    Quando eu me mudar, ou acontecer algo que justifique uma renovação TOTAL, vou segui-la mesmo. Favoritei.

    ADA

    ResponderExcluir
  6. Sempre fomso minimalistas com roupas. eu gosto de comprar uma que amei, usa-la todo dia,direto, ate acabar. qd acabr, euc ompro outro. tenho 2 portas que incluem tds as minha roupas and acessorios. acho lindo. sapatos meu e do marido tds em uma comoda só. e ainda daria pra dimiuir. isso que enho acho assim uma guarda-roupa grandao enorme com mil possibilidade.s fico pra morrer qd alguem me mostra um closet abarrotado. pavor.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu estava a tempos precisando de um texto assim!
    Quanta inspiração <3

    ResponderExcluir