quinta-feira, 15 de março de 2012

Viajar custa caro?

A Malu, nos comentários, disse que o sonho dela é viajar para o exterior. Eu acho que ela está muito certa: experiências são um investimento que você não perde, que ninguém te rouba e que ninguém te tira.

Dito isso, viajar para o exterior não é lá das empresas mais baratas. Mas vão por mim: custa muito menos do que a maioria das pessoas imagina. É claro que dá para gastar muito em viagens, ficando em hotéis cinco estrelas e frequentando restaurantes famosos, mas também dá pra fazer roteiros legais e ver tudo que interessa com muito menos dinheiros.

E tem outra: viajar dentro do próprio Brasil não é barato. Com a grana que se gasta em uma semana em um resort tudo incluído no Nordeste, dá pra passar o mesmo tempo na Europa. Mas só, é claro, se nosso viajante se dispuser a planejar. Planejamento é economia!

(Acho que a viagem começa pelo planejamento. É divertido pesquisar e selecionar os lugares que a gente quer conhecer. E hoje, com a internet, tá facinho, facinho.)

Eu sugiro que a Malu comece a colocar seus sonhos no papel. Faça a lista das cidades que ela se imagina descobrindo. Anote quantos dias de férias ela consegue. Calcule se dá para diminuir as despesas mensais para guardar uns reais. E aí conte pra gente, porque ajudamos a planejar!

9 comentários:

  1. Concordo que custa menos do que muita gente imagina. Mas no meu caso eu já passei da idade de ficar em quartos coletivos, banheiro no corredor e etc (aliás, nunca gostei muito pq sofro de algum nível de misantropia), então não consigo viajar pra Europa com 50 euros por dia, como a série famosa de um blog de viagens que eu acompanho..rs. Eu viajo com 100, 120 euros. Mas morar é muito mais barato, e há destinos bem mais baratos do que outros! Como já disse um outro viajante profissional por aí, viajar é sempre uma extravagância...

    ResponderExcluir
  2. Daniela,
    Se você pesquisar bem e ir com pelo menos mais uma pessoa, dá para gastar 35 euros por dia de hospedagem com tranquilidade. Eu fui pra Europa em setembro com meu namorado e ficamos sempre em hoteis com quarto e banheiro privativo custando 70 a 80 euros pro casal, uns até com café da manhã, todos limpinhos e completos (cama de casal, armário, mesa, TV, shampoozinhos no banheiro e tal). Dá uma olhada no booking.com. Uma dica é ler as avaliações de quem já foi. Assim, você evita cair em armadilhas.
    Lud,
    Adoooro planejar viagem. É quase tão divertido quanto a viagem em si (quase...). :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, eu também adoro planejar viagens. Os 100 reais que eu falei é pra tudo, incluindo hospedagem. E os 50 reais da proposta do Matraqueando tb inclui tudo (deslocamentos, gastos diários e hospedagem). Acho impossível viajar com essa grana. Qdo viajo com mais alguém prefiro inclusive ficar em apartamentos que ainda sai mais em conta do que 35 euros. Na minha próxima viagem, em dezembro, hospedagem em Paris vai sair por 26 euros por dia. E gosto bastante do Booking, mas sempre comparo o que vejo lá com as informações do TripAdvisor. Foto de propaganda sempre mente né? :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pára tudo! Daniela, põe na roda agora como você conseguiu hospedagem em Paris por 26 euros. Preciso muito!

    ResponderExcluir
  5. Fui fazer a continha e tá dando 24,25 euros pra cada pessoa...rs
    Mas isso é porque vamos em quatro. Ano passado qdo fui em duas pessoas, ficou por 34,60 euros/dia.
    É um apartamentinho no Marais. Saiu 970 euros pra 10 dias.

    ResponderExcluir
  6. Eu encontro todas as minhas pechinchas aqui ó: http://www.homelidays.com/

    Esse é o do ano passado: http://www.homelidays.com/paris-04-marais/studio1171fr1.htm

    E esse é o próximo: http://www.homelidays.com/paris-04-le-marais/appartement332586fr1.htm

    ResponderExcluir
  7. Lud, não esquece dos meus amigos que te apresentei por email... Eles têm um quarto pra alugar... :*

    ResponderExcluir
  8. Ah, e tem o Couch Surfing e o site "Airbnb". Eu aluguei quarto no Uruguay e conheci as pessoas pelo Couch SUrfing. Gastei 17 reais por dia de hospedagem e fiquei num quarto privativo (só o banheiro que nao tinha porque era uma casa de família). VAle a pena procurar quartos nos grupos de COuch Surfing das cidades.

    ResponderExcluir
  9. Hj em dia o pobre vai pra buenos aires, a classe média pra europa e os ricos...pro brasil =)
    hehe essa piadinha que circula por ai tem como verdade que é mt caro o turismo interno. ano passado gastamos em uma semana no ceara num hotel que se dizia "5 estrelas" mas nunca será e uma pousadinha no interior o msm montante de uma semana no chile em lua de mel, num hotel de verdade 5 estrelas, com esqui e ate um motorista pra ir a outra cidade (era lua de mel nos demos esse luxuosissimo serviço rs).Enfim, aqui é tm caro e viajar pra foa nem tanto. Se vc pegar passagens com milha, aproveitar ofertas de hoteis e tal dá. No nosso blog de viagens estamso escrevendo pra quem viaja pela primiera, vez. meus pais, simplissimos, que sempre acharam que nunca iria, foram e agora andam por ai dizendo isso (que orgulho, que orgulho) que é possivel e amis barato q=do que pensaram =)

    ResponderExcluir