terça-feira, 12 de junho de 2012

Cartela de cores ou Maneira rápida de reduzir o guarda-roupa

Dos meus tempos de grande preocupação com a aparência, guardei uma dica bacana: o grupo de cores que combina comigo. Eu sou inverno.

É uma técnica altamente minimalista: você descobre os tons que te favorecem, e só compra roupa e sapato daquelas cores. Isso elimina uns 75% das peças disponíveis do mercado. Além disso, tudo combina com tudo, o que elimina os itens que só podem ser usados com um outro específico.

O meu grupo de cores é preto, branco, cinza, azul, roxo e vermelho. Verde eu uso se for intenso e tiver bastante azul na composição. Marrom e seus parentes (bege, cáqui, esverdeado) me deixam amarela. Logo, eu os evito.

Acho que é uma boa dica para quem quer reduzir o guarda-roupa, mas está tendo dificuldades no processo de eliminação. É só descobrir/escolher seu grupo de cores e banir as outras, sem a menor pena.

* * *

A Lilly deixou nos comentários uns links ótimos da Rita sobre análise de cor e aplicação no desapego. Tô copiando aqui e aqui.

18 comentários:

  1. Nossa Lud, penso o mesmo sabia. Como sou morena de pele branca, marrom, por exemplo, não me favorece, assim como o bege, então nem invisto. Sapato para mim é preto, sempre! Bolsa idem! Na verdade, me convenci disso, até para fazer economia. Inclusive, eu só compro roupa preta, eh, eh. Ah, adoro cinza, acho que me favorece muito! E Lud, o fizeste no quesitos bolsas? Calças Jeans estupradoras? Tem ai aquelas que desapareceram daqui, ou seja, sem peduricalhos dourados, strass, e super skinnys? Aqui não existe! bjoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela,
      quanto às bolsas, dei a de couro textura croco envernizada bordô para a sogra, que adorou; e estou usando só uma preta arredondada, de alça longa que dá pra cruzar no corpo (acho essencial).
      Tem mais duas no armário, e daqui a pouco elas vão encontrar seu destino, rs.
      Quanto às calças jeans decoradas, MEDO.

      Excluir
  2. Lud, a Rita de Portugal já mostrou no blog dela algo nesse sentido. Eu acho super válido essa dica e é a melhor solução para simplificar o guarda-roupa e eliminar tudo aquilo que não nos favorece. Nesse link aí do Chata de Galocha (dica ótima, mas péssima blogueira), minha característica apontou para VERÃO. Mas como, se AMO inverno? hehehe

    Olha aqui o método sazonal da Rita:
    http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/2012/05/roupa-simplificada.html
    http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/2011/08/season-colour-analysis.html
    http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/2012/03/fiz-as-pazes-com-o-castanho.html
    http://busywomanstripycat.blogspot.com.br/2011/10/vestuario-minimalista-tomando-decisoes.html

    As cores que gosto: preto (amo³); cinza (amo²); azul; rosa pink; vermelho (amo²); um pouco de verde; roxo e branco, claro. Meu guarda-roupa será limpo nessa semana, e vou aproveitar para dar uma organizada e 'destralhada' nele.
    Assim como a Gabriela, a primeira coisa que eliminei foram as calças com detalhes. Não sei porque vivi tanto tempo usando essas aberrações hahahahaha.
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly, me dia por que fazem essas calças em? Não consigo entender! E pior que até o presente momento eu as comprava, justamente por falta de opção. Tenho umas três assim. Além de serem estupradoras, deixam o cofrinho amostra, porque justas demais, logo, com as pernas grossas que tenho, acabam descendo. E, possuem aqueles botões enormes que imitam diamantes, strass, tachas, etc. Tenho uma, sem mentira, que tem um coração dourado pendurado atrás. Adivinha? Nunca usei, está guardada com a etiqueta, hahaha! Quero ver se vendo!

      Excluir
    2. o Anônimo é a Gabriela ( me passei), hahaha!

      Excluir
    3. Lilly,

      que bacanas esses links! Vou completar o post com eles, tá?

      Como assim, você é verão? Faz esse teste de novo! As suas cores são as minhas cores e eu sou inverno, tá decidido e não abro!

      Gabriela,
      seu caso com as calças é hilário. Coração dourado pendurado atrás ninguém merece. Mas aposto que você consegue vender! Tem gosto pra tudo no mundo, né?

      Excluir
    4. Tá ;)

      Sou loira, e no site da CdG diz que quem é loira natural e fica melhor com chumbo e azul é verão. Acessei de novo só para conferir.

      Excluir
    5. Olha Gabriela, difícil esse coração pendurado!
      Ontem comentei com minha progenitora que a moda agora é se vestir como PIRI_ _ _ _ _. Você já viu o design dos sapatos ultimamente?

      Cadê roupa clássica, gente, cadÊ?

      Excluir
    6. Lilly,
      talvez esse post aqui possa te ajudar:
      http://12blueprints.com/the-true-summer-true-winter-divide/

      Excluir
  3. Também sou inverno, com certeza absolutíssima! eu fico muito bem de vinho, verde escuro, azul marinho, roxo, vermelho, etc. Nos últimos anos eu tenho comprado cada vez mais roupas nesses tons. é muito bom especialmente na hora de viajar! é fácil fazer uma mala de coisas combinantes :). mas sempre fiz isso meio sem pensar, eu só pensava que era esquisito eu comprar coisas sempre das mesmas cores, ahahahaha. mas quer saber? agora que vi essa idéia da Lud, vou copiar. :)

    ResponderExcluir
  4. Emilia,
    eu também fico tão orgulhosa das minhas malas! Não preciso pensar em cor, só nas peças.
    Copiemos todas as boas ideias umas das outras! Couch Surfing, alguém? =D

    ResponderExcluir
  5. Já percebeu que os assuntos do tipo mais "mulherzinha" são os que rendem mais comentários no blogue, apesar de muita gente alegar que se identifica com suas ideias feministas??

    ResponderExcluir
  6. ué, Anônimo, eu me identifico com muitas idéias feministas da Lud (e admiro ela por ter largado mão do salto, por exemplo, coisa que eu não consigo e não sei se um dia conseguirei), como ter um salário igual ao dos homens, ser tratada com respeito (como os homens são tratados), ser dona do meu próprio nariz e poder andar sozinha pra onde eu bem entender, etc etc. não é ALEGAR, a gente REALMENTE se identifica. mas pra se identificar com alguém e com o que esse alguém a gente não precisa seguir a cartilha do outro e dizer amém para tudo que ele fala! aff. talvez os assuntos "mulherzinha" rendam mais porque mais mulheres lêem o blog...

    ResponderExcluir
  7. eu só uso preto e branco com pequenas variações de cinza e azul marinho, mas gosto mesmo é de branco.
    Eu realmente preciso dar uma destralhada no meu quarda-roupa, mas como moro entre a cidade que estudo e a casa dos meus pais, preciso pegar um fds e juntar as roupas dos dois locais e ai sim destralhar. Estou louca para fazer isso.
    Na minha kit eu já destralhei várias coisas, vantagem de morar sozinha e ser universitária, tudo é pouco e pequeno mesmo =B

    ResponderExcluir
  8. ..."talvez os assuntos "mulherzinha" rendam mais porque mais mulheres lêem o blog..." o que então significa que esses temas (isto é, roupas, combinação de cores, maquiagem e salto - usar ou não - entre outros) ainda são os que mais atraem as mulheres?? Esse é o meu ponto, e não a questão de "seguir a cartilha" de quem quer que seja. O que eu quero dizer é que o fato de ainda haver tanto interesse por esses assuntos é um indicativo de que, mesmo entre mulheres que se interessam por assuntos feministas, a preocupação com a aparencia ainda é uma questão importante. Peço desculpas se fui indelicada na minha colocação, mas minha ideia é mesmo fazer o papel de "advogado do diabo".

    ResponderExcluir
  9. Exemplo de outros assuntos pelos quais as mulheres também podem se interessar: essa semana morreu a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de Economia.
    http://mansueto.wordpress.com/2012/06/12/morreu-a-primeira-mulher-que-ganhou-o-premio-nobel-de-economia/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Lud!
    Através deste (ótimo) post cheguei ao blogue da Rita... e amei!
    Agora quero ser minimalista tb! Que liberdade, né?

    Beijo!

    M.

    ResponderExcluir