segunda-feira, 9 de julho de 2012

Balanço de um primeiro semestre econômico e minimalista

Lá pelo meio do segundo semestre do ano passado, decidimos apertar os cintos para guardar o máximo de dinheiro possível (a gente já guardava, mas queríamos economizar mais). Agora, terminado o primeiro semestre de 2012, dá pra comparar com os primeiros seis meses de 2011 e ver se nossos esforços (que nem foram tão grande assim - eu sou naturalmente pão-dura) valeram a pena.

Acho que valeram. Na primeira metade de 2011, guardamos 49% dos nossos vencimentos líquidos (não se espantem: a gente não tem filhos, só tem um carro, não gosta de balada etc.). Na primeira metade de 2012, tendo cortado compras e evitado despesas, o número pulou para 62%. Ou seja, um aumento de 26% no valor economizado!

E no segundo semestre, a economia vai aumentar ainda mais, já que nos mudamos para um apê que custa menos de metade do anterior. Ueba!

8 comentários:

  1. Parbéns. Assim é mais facil sonhar. :)

    Fique bem
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. Caraca, vocês economizaram muito Lud! No meu ano sem compras não economizei nada mas a Ziula me disse que se não economizei é sinal de que estaria no vermelho... antes no zero a zero do que no vermelho, né? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, como nosso objetivo era economizar, usei o corte das compras como uma das estratégias, mas não a única. No seu caso, o foco era deixar de consumir, né?
      Mas olha, desconfio que a Ziula tem razão!

      Excluir
  3. Que legal, é isso aí, economizar para gastar com o que realmente importa e não para "ser aceita como normal" e daí sair comprando toneladas de roupas porque estão na moda ou ir imediatamente para uma loja de eletrodomésticos porque reduziu o IPI, ou trocar de carro todo ano porque o IPI também baixou.

    Gostei do "que nem foram tão grande assim - eu sou naturalmente pão-dura" kkkk, também tenho dessas sinceridades e geralmente as pessoas olham feio rs

    ResponderExcluir
  4. Colorada,

    exatamente! A gente tem conhecidos que acham uma loucura o que a gente está fazendo e/ou que somos milionários. Mas são justamente essas pessoas que tem carro do ano, iPad do último modelo, imóveis financiados... tudo é uma questão de dirigir os recursos para o que nos interessa!

    Às vezes as pessoas olham feio mesmo, mas eu tenho orgulho da minha capacidade de poupar. E já conto as piadas (escorpião no bolso, chegar do outro lado da piscina com um sonrisal inteiro na mão) antes que alguém o faça!

    ResponderExcluir
  5. Olha, meu sonho gastar só 40% do que eu ganho...

    ResponderExcluir
  6. parabens! :) eu apoio inclusive a munhequice! :)

    ResponderExcluir